terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Todo dia é um novo dia para lembrar


         Esta parece ser a época em que ao mesmo tempo em que a felicidade aparentemente reina a hipocrisia ganha ainda mais força. Durante o ano inteiro, as pessoas insistem nos seus erros, pré-julgamentos e segregações pontuais, mas nessa época todo mundo é amigo. Amigo? Não, na verdade não. O que acontece é a celebração da nossa falsidade. O erro não é ser uma pessoa “boa” nessa época, mas sim tentar aparentar ser aquilo que não é. E com os erros devemos aprender e não construir mentiras.

            Aproveitando a hipocrisia do final de dezembro, é importante refletir sobre o quanto nossos erros são parte de um ciclo leviano. Compramos bens materiais para mostrar que nos importamos, nos obrigamos a desejar aquilo que não queremos e a celebrar alguma coisa quando não fazemos nenhuma questão. Obviamente, isto não serve para todo mundo, mas muita gente é assim. O que mais chama a minha atenção é a compra de algo material em uma data pontual para mostrar que nos importamos. Mas isso não é um paradoxo? Afinal, para aquelas pessoas que nos importamos devemos presenteá-las com nossa dedicação, carinho e respeito todos os dias, não numa época pontual. Eu compreendo que a cultura que nos foi imposta acaba por criar uma sensação de que é o que devemos fazer. Não que seja errado presentear alguém que gosta, mas será que isso é realmente o suficiente? Nem sempre.

            Devemos tirar essas reflexões como estímulos para sermos pessoas boas, dentro de nossa própria concepção, (que espero estar baseada na ética, respeito e bom convívio, rs) todos os dias. Desejar o melhor pras pessoas por querer que as pessoas tenham o melhor. Oferecer o seu melhor para alguém para que juntos possam se construir. A construção de uma conexão humana é constante, todos os dias dão novas faces aos nossos sentimentos. E sentir é preciso, mas mostrar é essencial. Mostre que se importa, que quer ser feliz e conquistar aquilo que deseja. Dê um “bom-dia” feliz por quer que assim seja a vida daquela pessoa que passou. E se não quer, não seja falso. Não fale, não tente aparentar aquilo que não é. Seja você mesmo o tempo todo sem nenhuma vergonha ou arrependimento.

            Na vida, você pode se arrepender de muitas coisas. Mas nunca vai se arrepender de ser sincero. A sinceridade traz problemas sim. Mas traz a paz interior e isso ninguém pode roubar. E sobretudo, ser sincero  mostrando o que sente e o que quer para as pessoas que te cercam e realmente importam é fundamental.

            Aprende com seus erros, não tenha vergonha de errar. Pegue cada errinho e transforme num pequeno aprendizado. Reflita, aprenda e se construa como um ser humano melhor. E assim, celebre todos os dias com as oportunidades que surgem. E nada melhor do que uma nova oportunidade para se construir e moldar um futuro melhor.

Renan de França Souza

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Números