terça-feira, 29 de maio de 2012

A complexidade é simples e a felicidade é imensurável

O mais belo da vida é em pequenas atitudes gerar grandes felicidades, é em cada ato de sinceridade criar mais sorrisos e iluminar todos os dias com a simplicidade mais complexa e bonita do universo: o amor de não querer nada em troca, a não ser a alegria de ver corações satisfeitos e reconfortados.

- Renan de França Souza

sábado, 26 de maio de 2012

Invicto


Faculdade de Formação de Professores da UERJ
São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Uma nova visão para o impossível

Acorde e abra seus olhos. O mundo está lá fora e você paralisado e perdido em contos do impossível. Nunca deixe que o vazio funcional tome conta da sua mente. Seja forte e veja além do que seus olhos podem ver, não fique preso nas armadilhas da sua mente ou do seu coração!

- Renan de França Souza


quinta-feira, 24 de maio de 2012

A batalha da vida e a vitória dos corações verdadeiros


Às vezes nos perdemos. Num único momento, durante um tempo ou escolhemos que seja assim. As decisões se tornam cada vez mais difíceis, os caminhos mais incertos e o futuro pode parecer duvidoso. Mas há algo que ilumina qualquer caminho: a esperança. E podem ter certeza, meus amigos, quando há alguém que tem esperança e essa pessoa está ao seu lado, nada pode vencê-los. 


Nossos caminhos se tornam tortuosos e complicados neste eterno caminhar. O que define o que vai acontecer, basicamente, são suas ações e escolhas. Tudo pode parecer difícil de realizar, mas nunca tema se há alguém que confia em você. Quando há a alguém que preza pelo seu bem-estar sem querer nada em troca, a não ser sua própria felicidade, não tema nada. As interações humanas verdadeiras e sinceras persistem, e nada pode mudar isso. Por mais que caminhos sigam de formas diferentes, a consideração e as lembranças ficam e nada pode mudar isso. E nos cabe aprender todos os dias com as nossas ações.


Enfrente a luta, você nunca estará sozinho. Nunca! Sempre haverá alguém que quer o melhor para a sua vida lutando por você. E quando achar que não tiver mais forças, esta pessoa estará lá olhando nos seus olhos, segurando a sua mão e dizendo: “Eu sei que você pode, e estaremos juntos até o fim para qualquer coisa.”. Pode ser qualquer pessoa, se ela realmente se importa com você, não medirá esforços para estar ao seu lado.


A batalha diária é assim... difícil e lenta. Assim vivemos, e sempre será desta forma. Não tema quando tiver alguém ao seu lado que realmente lute por você. Se dedique e lute contra tudo, contra todos, por você e por esta pessoa. A vida é recheada de sentimentos, muitos bons e muitos ruins. Escolha o caminho dos bons sentimentos, daquilo que completa a sua alma e por mais que isso tenha consequências negativas, não se comparará a sensação de poder ser sincero consigo mesmo e ser feliz com isso.


Não tenha medo de completar a sua alma. Não fuja dos bons sentimentos e nunca esqueça as pessoas que lutam por você. Sua vitória também é a vitória daqueles que te amam verdadeiramente, seja lá em qual esfera. A sua felicidade completa a alma daqueles que se importam com você.


       



Renan de França Souza

terça-feira, 22 de maio de 2012

Acredite


Na vida há momentos em que queremos revolucionar tudo, há momentos em que não podemos fazer nada, mas há uma única coisa que podemos sempre persistir sem medo: sonhar. Para sonhar, não há limites, não há fronteiras e nem barreiras. Acreditar é o primeiro passo para a vitória verdadeira.

- Renan de França Souza

domingo, 20 de maio de 2012

O mistério incondicional e a pureza da mais nobre certeza


            O amor é algo inexplicável e divino. Pode surgir de diversas formas, desde a convivência, até inesperadamente de uma forma sublime e natural. Sua origem é, de fato, desconhecida, mas são as pequenas coisas que fazem com que o coração possa fazer brotar este sentimento.

            Amar alguma coisa é fantástico. Amar seu trabalho, algum lugar importante na sua história ou uma memória de um momento especial na vida é maravilhoso, mas não há nada como amar alguém. Há diversas formas de amar, com diferentes intensidades. A maneira que você ama a sua família, seus amigos, uma pessoa que deseja passar o resto da vida junto, todas elas diferem em significado e possivelmente em intensidade. Mas não importa, é amor. E quando é puro, este se torna incondicional.

            Quando um sentimento se torna incondicional é a primeira prova que ele é puro. Pode parecer redundante citar isto de novo, mas é bom dar mais força a esta verdade. Quando se ama alguém verdadeiramente, você estará lá por aquela pessoa para qualquer coisa nesta vida. Nos momentos mais difíceis, para abraçar e enfrentar o mundo juntos, nos momentos felizes, para sorrir e comemorar a dádiva de viver e até nos momentos em que não parece que há nada para fazer, apenas pelo prazer de ter alguém que ama ao seu lado. E a cada dia, a cada pequeno ato sincero e puro, o amor cresce.

            E é nisso que reside o crescimento e fortalecimento da melhor sensação do universo. É estar ali para a pessoa que ama, para tudo, sem querer nada em troca a não ser que esta pessoa seja feliz. Pois a felicidade da pessoa amada é a sua também. E nada melhor para isso, que todos os dias, com pequenas coisas conquistá-la cada vez mais, para que possa ter certeza do que sente e para que ela saiba o quanto você preza pelo seu bem-estar.

Amar é sentir a pulsação da vida no seu coração. É pensar o tempo todo em como deixar as pessoas que ama mais felizes. É lutar, sentir, rir, chorar, gritar e agradecer todos os dias por conhecer o mais fantástico dos sentimentos. É também ter uma dívida com aqueles que te amam, pois saber que há pessoas que estarão contigo para tudo na vida é extremamente reconfortante. É procurar todos os meios possíveis para compartilhar a sua vida com quem ama e saber que um novo amanhã não se constrói sem esta parte essencial da vida. É aquecer sua alma ao lembrar dos bons momentos e se confortar com a pureza desta existência.

Então, o amor é um mistério. Difícil, talvez impossível, saber da onde vem. Mas os olhos nunca mentem, e um olhar de alguém que ama de verdade é inconfundível. Não há graça neste mundo sem mistérios, e o amor é o mais bonito entre eles. Amar de verdade é lutar e buscar pela felicidade da pessoa amada e é também ser feliz só por poder conviver com esta pessoa.

Nunca esqueça a beleza de poder amar e ser amado. Isto é raro, na verdade, e todo dia devemos agradecer pela sua existência. E aproveitando o título do blog, todo dia é um novo dia para amar cada vez mais e para construir sonhos baseados no amor.

Lute, sinta, pense e não se esqueça de agir. Amar também é isso. Viva os movimentos desta vida intensamente, vale à pena. Nunca tenha medo de amar e lutar para viver isto da maneira mais pura, sincera e bonita. Quem te ama de verdade estará lá por você, independente de tudo, e isto é o que importa.



Este texto foi escrito numa madrugada fria na Reserva Ecológica de Guapiaçu durante uma pequena pausa num trabalho de pesquisa com morcegos.





Renan de França Souza

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A essência do existir e a busca da felicidade ideal


Não conseguir tomar decisões difíceis é perder muitas chances de viver uma vida mais feliz! A indecisão pode ser negativa em muitos momentos, mais do que aquelas decisões que parecem difíceis de tomar. Coragem é o dom daqueles que não tem medo de buscar a felicidade!


            Pergunto-me todos os dias qual é razão da vida. Essa é uma pergunta que a maioria parte das pessoas devem se fazer. Há diferentes respostas para esta pergunta, guiadas sob diferentes visões. Pessoalmente, acredito que a essência do existir é viver uma vida honesta, compartilhando sentimentos bons e buscando sempre os seus sonhos. Isso soa um tanto repetitivo para quem lê os posts deste blog, mas a grande verdade é que mesmo lendo ou vendo isto acontecer todos os dias, as pessoas não conseguem ver além do que os olhos podem ou querem ver.


            A felicidade ideal talvez não exista. Ou pelo menos não dure para sempre, como gostaríamos em nossas projeções de mundo, que podem acabar sendo utópicas. Mas as dificuldades e tristezas também são fundamentais e nos ajudam a crescer. Nossa felicidade ideal pode ser momentânea, mas que seja bem aproveitada! E quando ela não for mais o suficiente, o mais importante é ter coragem para virar a página do livro da vida. Qual seria a razão para viver uma vida que não é a ideal, se podemos buscar coisas melhores? É sempre complicado deixar para trás histórias, interações humanas e vínculos emocionais. Mas o tempo passa, e como fica o que você realmente quer? Ser apenas 50% feliz, não é ser feliz de fato.


            Todos nós temos medo. Isso é normal. O medo de arriscar nos persegue e ele também é o maior inimigo de uma jornada vitoriosa. Deixaremos o medo arrancar partes importantes das nossas vidas? Ou pior, deixaremos a insegurança matar um novo amanhã que nem mesmo nasceu? A vida é cheia de escolhas e cabe a cada um de nós tomar decisões.


            Há diversos momentos na nossa longa caminhada que devemos tomar decisões muito difíceis. Deixar para trás muitas coisas e buscar os sonhos. Focar o que deseja, o que te faz feliz e o que as variáveis podem se tornar. Nunca é fácil e sempre há sofrimento. Mas e aí? Sentar e se acomodar nos sentimentos já existentes sabendo que eles não te completam? Deixar de buscar seus sonhos por que é mais fácil estar acostumado com uma rotina? O que ficou para rãs, não deve ser esquecido. Sempre será importante, as interações humanas mudam, mas os sentimentos de gratidão e carinho ficam, ao lado de boas lembranças.


            Amigos, não tenham medo de decidir. Não tenham medo de quebrar paradigmas e rotinas. Viva a vida sem tantos medos. Ao mesmo tempo que desistir de lutar por algum motivo pode parecer o melhor a se fazer no momento, esta decisão pode estar acabando com uma vida melhor. Obviamente, sempre é difícil, sempre é inseguro e nunca é simplesmente tranquilo se acostumar com uma nova situação. Mas tente, lute e sonhe sempre, isto é essencial!


            A coragem é o sentimento que pode catalisar outros. E, se com sinceridade for tomada uma decisão, lute pelos seus sonhos e tente sempre construir um amanhã melhor. Se conformar com algo que não te completa, só pela carga de experiências na vida, pode não ser o melhor. Às vezes é melhor decidirmos descontruir tudo para construir novamente... E ir atrás da felicidade verdadeira é a essência das nossas existências.




Este texto foi escrito no início de 2012, sem medo, diretamente de uma alma que luta todos os dias para ser cada vez mais feliz e alcançar seus sonhos!





Renan de França Souza

terça-feira, 15 de maio de 2012

Res nullius


Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Para Sempre Zero

Coração confuso e alma em ebulição: o momento em que as decisões difíceis se tornam claras e as vontades se perdem sob as sombras de um futuro obscuro. Apenas o tempo transforma o caos em ordem e refaz as cicatrizes de uma destruição.

- Renan de França Souza

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desenhos de um sonho de inverno


         E um dia ele sonhou. E acordou sem saber o que era real. Desejava estar adormecido para viver, sentir e apreciar aquele momento. Um sonho realizado, um futuro distante e a esperança de que um dia pudesse ser verdade.

            Era uma vida diferente, possivelmente num tempo muito além do presente. Não conseguiu descobrir o que fazia, aonde vivia e nem informações sobre a família e amigos. Mas nada importava, havia uma coisa que dava força para a sua existência. Ele havia encontrado o amor de sua vida. E neste amor, ele poderia se afogar de paixão e incendiar qualquer coisa com uma paixão ardente.

            Mas este sonho não correspondia, nem de longe, ao momento ele que ele vivia. Tudo bem, o sonho parecia algo realmente no futuro, mas como a vida poderia caminhar para algo tão diferente se naquele momento diversas variáveis pareciam levar para coisas que não eram aquele sonho?

            As respostas para diversas perguntas eram difíceis de achar. Mas e o que importa? Poderia não passar de um delírio mesmo. Mas então ele se viu com o ela, o seu amor... não conseguia desvendar o seu rosto, mas sabia que seu toque angelical e o calor do seu corpo era de quem ele amava. E pôde ver aqueles olhos, castanhos e profundos, mas ainda sim simples e sinceros. Simplicidade em meio a uma absurda complexidade.

            E como num ato de mágica, se viu num jardim, numa cidade pequena, talvez numa praça em que brincava com uma menina num balanço. Pequena, olhos verdes, muitas pintinhas e um sotaque diferente do seu. Ela caiu e se machucou e naquele mesmo momento ele a levantou fazendo carinho em seu cabelo e dizendo: “Não importa quantas vezes caia, filha, levantar-se e tentar novamente é sempre a melhor solução”. Então o amor da sua vida chegou, o beijou e ele pôde ver novamente seus doces olhos cheios de amor, e como no conto de fadas mais bonito, ele abraçou sua família e disse: “Eu te amo”.

            “Eu te amo” foi o que fez seu coração disparar, pois esta era a verdade. Ele a amava, e amava também esta criança. Foi neste momento que ele acordou, com o coração disparado, lágrimas nos olhos, querendo viver intensamente aquela história que ainda não havia acontecido.

Mas não havia como, só restava esperar. E por todos os dias em diante, aqueles toques angelicais que ele ainda podia até sentir o calor do corpo da mulher amada, embalaram seus sonhos. E ele espera que este dia chegue logo, pois esperar muito para um sonho acontecer nunca é o ideal. Maravilhoso é viver um sonho, sem medo de ser feliz.



Este texto foi escrito numa manhã fria e chuvosa do inverno de 2011.



Renan de França Souza

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nascer gritando


&



sábado, 5 de maio de 2012

O funeral das memórias e a história dos erros


A nova tendência das velhas gerações é estereotipar e rotular as novas gerações. Dizem que a juventude está perdida e que não há esperanças para um bom futuro. Mas de quem é a culpa, afinal?

            De fato, uma boa parte dos jovens poderia ser considerada “sem rumo” por uma parte da sociedade. Sob os olhos tradicionais, a minoria estaria no famoso “caminho certo”. Mas que caminho certo é este? Esses discursos são tão subjetivos e ao mesmo tempo, muito patéticos. Estudar é fundamental, e disso ninguém duvida, mas ninguém é obrigado a cursar o ensino superior, por exemplo, para estar no “caminho certo”. Há uma diversidade muito grande de ocupações dentro da sociedade que não necessitam realmente de alguma graduação. E nem mesmo uma graduação é certeza de ganhar dinheiro, e ultimamente, nem mesmo com muitas pós-graduações. Logo, o caminho certo que dizem não é o conhecimento, como seria o ideal, e sim ter dinheiro, uma situação financeira, no mínimo, tranquila. Porém, não é necessário um ensino superior para isso, por exemplo. Esta é a primeira contradição desses discursos hipócritas.

            As pessoas mais velhas tem a mania de querer estereotipar as pessoas mais jovens. Os discursos tradicionais estão muito presentes na nossa rotina e condenam muitas coisas apenas pela aparência. Uma grande quantidade de pessoas mais velhas discriminam aquelas pessoas que tem tatuagem, que são músicos ou mesmo que simplesmente resolveram trabalhar ao invés de tentar um vestibular. Dizem que a juventude está perdida, que não há esperanças para um bom futuro se depositarmos esta responsabilidade nos jovens da atualidade.

Mas esperem um pouco, qual é o cenário que temos atualmente? Uma sociedade completamente desigual, que precariza as classes mais pobres e que é extremamente hipócrita, não é mesmo? E o jovem está incluso neste contexto, certo? Bom, então vamos lá... o panorama social de hoje em dia, que não é nem de longe o ideal, não foi construído pelos jovens atuais mas sim pelos jovens do passado. Pois é, e quem são os jovens do passado? Exatamente a mesma geração que deposita a culpa de um futuro obscuro nos jovens de hoje em dia! É muito mais fácil colocar a culpa nos outros do que assumir sua responsabilidade nos erros. É claro que muitos não tiverem culpa direta, mas muitas vezes, a omissão é a pior atitude (ou falta de atitude) que pode ser tomada.

Não estou dizendo com isso que os jovens são vítimas e não tem culpa dos seus atos. Não, não é isso. Todo mundo faz escolhas, e a maioria das pessoas tem a noção de quais consequências isso irá trazer. Eu não acredito em desculpas pífias. É fato que muitas pessoas optam por continuar reproduzindo papéis sociais vigentes controlados pela minoria que rege a nossa vida. Sim, optam mesmo, até sem perceber verdadeiramente. É muito mais fácil se alimentar de populismo do que querer ter uma reação diferente frente aos problemas e abusos, como por exemplo, do governo. Isto não é uma cobrança para abraçar o mundo e simplesmente lutar por tudo ao mesmo tempo, mas pelo menos se focar em algo para mudar o panorama atual. Mas é mais cômodo se entorpecer com o que os que nos controlam nos oferecem.

De fato, há na juventude diversos erros. Porém, também houve no passado, com outros jovens que hoje criticam o modo de vida dos atuais, esquecendo-se do que fizeram, ou pior, do que não fizeram no passado. E sempre voltam com o discurso de “eu quero te dar tudo o que não tive”. O que não teve ou o que não se dedicou para ter? Há, também, uma boa parte dos jovens que estudam e batalham todos os dias para terem melhores condições de vida, seguem uma linha honesta e crítica e que também são estereotipados e rotulados como se não tivessem nenhuma importância. Não vejo justiça nisso.

Então, antes de criticar é sempre bom pensar nos seus próprios atos. E isso serve tanto para as gerações anteriores quanto para as atuais. E estereótipos e rótulos não são boas maneiras de estimular as novas gerações a mudarem alguma coisa. E lembre-se sempre, o futuro é construído por todos, aqueles que começaram a vida agora e por aqueles que deixaram como herança o atual cenário de precarização do ser humano na sociedade brasileira. Será que culpabilizar os outros vai continuar sendo a maior lição que a maioria das pessoas de outras gerações vão nos deixar? Espero que não.


           
Este texto foi escrito por um jovem que busca um futuro melhor e que nenhum rótulo pode defini-lo.



Renan de França Souza