segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sobre viver intensamente e escolher novos caminhos

              Muitas coisas nesta vida são feitas de pequenos pedaços que dão sentido a existência de um todo. Nossa vida é feita de dias e mais dias, o amor pode ser feito através de pequenas ações e a felicidade pode existir num simples ato de sinceridade e de espontaneidade. Viver intensamente as pequenas coisas e nossos pequenos gestos é poder desvendar e desfrutar o todo.

            Se há objetivos em nossas vidas, devemos enfrentar o destino e ir buscá-los. Porém, nada tem a mesma graça se não há pequenas características que o fizeram chegar até lá. É como terminar a escola ou a faculdade, são tantos anos, tantos dias lutando e se esforçando para alcançar o tão sonhado objetivo. Então, comemorações são bem-vindas, mas não pela data em si e sim por tanto tempo de esforço que o fez chegar até ali. Priorizar algo é também admirar e viver intensamente cada momento que participará na construção daquele sonho.

            A escolha de novos caminhos é sempre muito importante e em algumas partes de nossas vidas, essencial. Porém, ao escolher um novo caminho, seja fácil ou difícil, sempre se lembre de aproveitar ao máximo os pequenos gestos, aquelas pessoas que fizeram parte disto, mas que você não se lembra de primeira ou mesmo aqueles dias em que você quis desistir de tudo, mas decidiu continuar lutando. Isso é saber viver.

            Há também a parte negativa de viver intensamente. Diversas pessoas não sabem seus próprios limites ou mesmo dos outros e acabam ultrapassando a fronteira da ética ou a linha tênue que separa as vitórias das derrotas. Isto pode levar ao caos completo e pode prejudicar não só a si mesmo, como as pessoas que os rodeiam. Algumas escolhas podem ser erradas, mas sempre há a oportunidade de aprender com os erros e crescer cada vez mais. Isso também é fundamental. Não há vergonha em errar, encare isto como uma oportunidade para melhorar.

            Viver intensamente não significa apressar tudo na vida, nem morrer jovem e muito menos querer tudo ao seu tempo. Viver intensamente é a arte de admirar e aproveitar os pequenos momentos e fazer deles um constante aprendizado para construir a sua mente e crescer como pessoa. Por isso, na escolha de um novo caminho, seja qual for, nunca perca a oportunidade de vivê-lo intensamente. Viver é a arte de escolher quem você pode ser, admirar a beleza de ter oportunidades e de desfrutar da esperança e da luta por dias melhores.


Este texto foi feito admirando a beleza de cada palavra separada e seus significados; e como juntas, formam um todo muito mais belo.Este texto é complementar à vários outros do blog, porém vendo os atos de algumas pessoas que vivem ao meu redor, quis elucidar esta questão.
Renan de França Souza

O caminho do hospício


&


Reflexo Natural


Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil